Postagens 2011/2012/2013

AVES
O 8ºano A, estudando as aves confeccionaram uma casinha de passarinho, enquanto esperam o Papai Noel. usaram um molde e diversos materiais de colagem.




TÉTI, A JABUTI DO MATHEWIS
Desfilou com glamour essa réptil de 8anos, na sala de aula do 8ºano A, sob olhares atentos de seus admiradores. Mathewis, seu dono, narrava a história dessa fêmea digna de sua espécie.
Objetivo do desfile: Estudo dos répteis em ciências. (texto da professora Sandra)

SEMANA FARROUPILHA
A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora em setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade.
Os alunos e professores da escola ZDC estiveram  no CTG Lalau Miranda participando do café de chaleira e no decorrer da semana realizou diversas atividades referente à data.
No dia 19 foi realizado um lanche fraterno, roda de chimarrão e a apresentação do grupo de danças do Clube Recreativo Juvenil, algumas meninas deste grupo são alunas da escola. Estava muito boa esta semana e a dança lindíssima!




SEMANA DA PÁTRIA
 É bastante fácil criticar os políticos e os governantes pelas dificuldades da nossa pátria. Isso já é muito importante, porque não podemos ser passivos(as) e acomodados(as).

Mas a Semana da Pátria nos coloca num desafio maior: se o Brasil é nosso, e também é meu, que tipo de pátria queremos fazer dele? Como podemos participar dessa história? O que vamos legar aos que vierem depois de nós?

Os subsídios que apresentamos abaixo talvez possam contribuir neste debate. São mensagens dirigidas àqueles(as) que não se conformam com a mediocridade, os politicamente alfabetizados!

LENDAS FOLCLÓRICAS
Os alunos dos 3ºs anos realizaram o estudo sobre as lendas folclóricas. Para finalizar as atividades cada aluno fez um Saci, utilizando-se de dobraduras, desenho e pintura.

7ª JORNADINHA 2013
Os alunos dos 3ºs anos assistiram a apresentação do livro "Marilu" de Eva Furnari, usando a ferramenta apresentação. Após fizeram o registro escrito e para realizaram um trabalho de artes, utilizando jornais; cada um fez sua representação de "Marilu", de acordo com sua criatividade. O estudo é uma preparação para a Jornadinha, os alunos também pesquisaram a biografia da autora do livro. (Texto Profª Catarina)
LIVRO: O TAMANHO DA GENTE de Murilo Cisalpino
Após o estudo do livro infantil " O Tamanho da Gente" do autor Murilo Cisalpino os alunos dos 3ºs anos confeccionaram com o uso de fotos, uma linha do tempo da existência de cada um.



MAQUETES: ETA e ETE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO
 Depois de estudar as doenças que são transmitidas pela água, a importância do tratamento da água para manter nossa saúde e da necessidade de tratar nossos dejetos antes de devolvê-los à natureza, para evitar a contaminação. Os alunos dos 6ºs anos AeB realizaram uma mostra de trabalhos. Foram feitos em maquetes sobre a ETA Estação de Tratamento de Água e ETE Estação de Tratamento de Esgoto, nos dias 01/08/13 e 08/08/13.(Texto da turma)



EXPOSIÇÃO DINOSSAUROS CIÊNCIAS E FICÇÃO
A turma do 7º ano realizou uma visitação à exposição "A amostra Dinossauros: Ciência e Ficção é composta por esculturas e painéis que retratam a origem e a extinção dos dinossauros, além da evolução anatômica de algumas espécies, e apresentam informações sobre os fósseis desses animais.
Cenas de disputa entre animais pré-históricos e caças em bando são representadas por seis réplicas de tamanho maior possa perceber seus detalhes".

 FESTA JUNINA-2013




 T8ªA e T8ª B   FERMENTAÇÃO DO IOGURTE
A fermentação é o  processo utilizado pelos microorganismos para obter energia, assim como a respiração.
A diferença é que a fermentação é um processo anaeróbico, que não necessita de oxigênio e a respiração aeróbica ocorre na presença do oxigênio.
A turma foi dividida em grupos, os quais produziram iogurte caseiro para realizar o experiência mencionada. Esta atividade foi acompanhada pela professora Sandra, da disciplina de Ciências
Receita
Ingredientes:
1 copo de iogurte natural
1 litro de leite de saquinho
1 lata de leite condensado
2 caixinhas de gelatina  em pó sabor do gosto
 1/2 copo de água quente
Procedimento:
Ferva o leite, retire-o do fogo, deixe ficar morno. Transfira-o para uma vasílha na qual o leite, quase complete-a acrescente o iogurte natural. Misture bem, cubra com um pano ligeiramente úmido, deixe em repouso até o dia seguinte em um local isolado.
No dia seguinte, dissolva a gelatina em 150 ml de água filtrada e fervente, misture com o leite condensado. Junte tudo ao leite fermentado, misture bem para que fique o mais homogêneo possível e leve à geladeira. Após 3 ou 4 horas estará pronto para o consumo.



ABERTURA DO MINHOCÁRIO T 7ºANO -A
Montamos um minhocário e após vários dias, retiramos o papel preto que envolvia o recipiente, simulava a escuridão. Observamos que em alguns havia a presença de casulos ( semelhante a uns limõezinhos, se observados com uma lupa).
 As minhocas põem de 50 à 60 casulos fertilizados por ano.
Nasce uma minhoquinha branca quase transparente, mas já começa a ganhar cor definitiva na primeira refeição. 
Em 30 dias já está pronta para a reprodução, mas se torna adulta só depois dos seis anos.
Texto coletivo da Turma 7º ano A
Professora Sandra
Disciplina: Ciências


A DIVISÃO DO GRANDE BOLO COLONIAL - T 81 e 82
"No século XIX, as principais nações industrializadas europeias iniciaram um processo de expansão imperialista que culminou na partilha de vários territórios na África e na Ásia."( texto retirado do 3º tema do livro- Projeto Araribá,História-9ºano).
A pedido da professora Sonia Wommer, na disciplina de história, os alunos da 81 e 82, representaram o conteúdo através de maquetes, que ficaram quase reais. Mas para não ficar só na vontade também teve bolo real, com cobertura de chocolate, assim facilitou a real partilha do bolo.  Parabéns alunos e professora pela bela atividade!





TEATRO DE MÁSCARAS- 7ºAno
A turma do 7ºano, está realizando iniciação ao teatro, esta atividade está sendo trabalhado com a profª Helena em artes. Inicialmente realizou-se pesquisa no Laboratório de Informática. Nesta turma já se pode visualizar artistas natos.

PALESTRA SOBRE APICULTURA
 A palestra foi ministrada por Angélica de Almeida Lara-UPF. Dia 22/03/113.
Através de Slides, produtos e equipamentos de proteção individual, os alunos conheceram como é o processo da apicultura, bem como o ciclo da vida da abelha.No final tiveram a oportunidade de degustar o mel em favo, também manusearam os demais derivados. Esta atividade ocorreu na disciplina de ciências com a professora Sandra.


FIM DO MUNDO - 21/12/2012
A professora Vianes, na disciplina de português, trabalhou como redigir crônica,  com a turma 7ºano, e foi escolhido o tema  acima,  entre muitas bem escritas,  foi escolhida a crônica do Carlos, para representar a turma. Segue abaixo.

Crônica
21/12/2012
                O dia em que o mundo acabará, justo no final do ano, tem que esperar o ano inteiro para morrer, pior para quem estuda, depois de todas as provas, do sofrimento você morre, pelo menos morre inteligente. Se não fosse a incerteza, muitos gastariam todo o seu dinheiro para aproveitar os últimos dias, mas pior do que gastar todo o seu dinheiro é gastar o que não tem empréstimos, carros luxuosos, tudo para pagar no ano que vem. Imagine a cena, você acorda e percebe que o mundo não acabou, olha para o lado e vê uma pilha de parcelas de carros, empréstimos e viagens, seria a maior decepção perceber que está vivo!
                Pense bem antes de aproveitar os “últimos dias“ , pois os últimos podem ser os  “primeiros dias” da sua falência!
Autor: Carlos Diego Cecconello- 7º ano- ZDC

 


RELEITURA DE OBRAS DE ROMERO BRITTO



TURMA 2º ANO: A MARGARIDA FRIORENTA

  TURMA 1º ANO: O GRANDE RABANETE (Projeto Trilhas)
A proferssora Ana Claudia trabalhou com o livro " O grande rabanete" com o primeiro ano.



Continuidade do Projeto Trilhas
Com o apoio dos materiais e da formação do PROJETO TRILHAS, as professores de 2º anos estão realizando seu trabalho voltado para a campo da leitura, escrita e oralidade.
Com o objetivo de inserir as crianças cada vez mais em um universo letrado iniciou-se uma sequencia didática a partir do livro “A Casa Sonolenta “da autora - Audrey Wood.
As atividades tiveram início com a narração da história pela professora, através de fantoches, em um cantinho aconchegante, preparado para aquele momento especial. Após ouvir a história as crianças realizaram o registro da mesma.
Dando continuidade às sugestões do caderno de orientações, as professoras adequaram as atividades para o 2º ano e realizaram a organização da sequencia da história com as fichas, com a escrita de uma determinada parte do livro e um painel realizando pelas crianças.( Texto de Profª. Aline Santos)
AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS- 6º ANO 
VIAGEM DE ESTUDOS - 5º ANOS
No dia 26/11/12, realizou-se a viagem à Santo Ângelo e às Ruínas de São Miguel. Esta tem por objetivo mostrar aos alunos os lugares históricos remanescentes da época das Reduções Jesuíticas, previamnete estudas, culminando assim o belo trabalho valizado no ano de 2012 pelos professores em conjunto com os 5ºs anos. Todos estão de parabéns pelo sucesso de nossa viagem. (Texto de profª Angeli).
A ÁGUA NA NOSSA VIDA Instigar a pesquisa e a descoberta atravavés de experiências faz parte dos objetivos do 4º ano V, professora Vianes. Para isso, realizou-se um trabalho sobre a água, onde os alunos pesquisaram: - O cíclo da água na natureza; - Poluição da água; - Processos de filtração; - Percurso da água até chegar a nossa casa; - Mudança da temperatura e -  Estados físicos da água. Os alunos apresentaram suas descobertas através de maquetes e experiências. ( Texto profª Aline Santos )
O DIA QUE MUDOU A HISTÓRIA
       Alunos da turma 71 realizaram atividades de pesquisa, no laboratório de informática e em grupo na sala de aula, sobre as Torres Gêmeas destruídas no dia 11de setembro de 2001, um dos fatos que marcaram a história da humanidade.
     Os alunos pesquisaram todos os fatos que levaram à esta catástrofe, o que ocorreu após o acidente e como ficou o lugar.
     A culminância se deu com a confecção das maquetes, exposição e também com a experiência de como ocorreu o impacto.
   Demonstraram através de experiência científica a força do impacto do avião nas torres.
     Onze anos depois, os Estados Unidos e o resto do planeta ainda pagam um preço alto por tudo o que resultou daquele dia.     Este trabalho foi realizado juntamente com a profª  Sonia Wolmmer da disciplina de  história. ( Texto escrito por profª Aline dos Santos)
    
HISTÓRIA: A REVOLUCIONÁRIA BRASILEIRA "ANITA GARIBALDI"
As alunas das 8ªs, fizeram uma homenagem à Anita Garibaldi, considerada heroína de dois mundos, que lutou bravamente ao lado de Giuseppe Garibaldi, entusiasmada com seus ideais democráticos e liberais, Anita era simpatizante do Movimento Farroupilha.(Trabalho e texto elaborado pela Profª Nara R. Briszievics) HISTÓRIA " A VIAGEM DO MAYFLOWER
Obs.: A aluna Ana Paula Laval, também fez parte deste grupo de trabalho do Navio. ESTUDO DAS FRUTAS Os alunos dos 3ºs anos realizaram uma pesquisa, na internet, sobre frutas: características,tipos,vitaminas, receitas... Após todo o estudo, apresentaram, o conhecimento que adquiriram, aos colegas e encerraram a atividade com a degustação de várias frutas. ( Texto da profª Catarina)
CULTIVANDO AS TRADIÇÕES Cultivando as tradições os 3ºs anos C e R, estudaram as lendas gaúchas e os costumes caseiros de suas famílias na utilização dos chás para dar sabor ao chimarrão, cuidando também da saúde.( Texto profª Catarina)
CAFÉ DE CHALEIRA NO CTG LALAU MIRANDA Mais uma vez estivemos no CTG Lalau Miranda, com os alunos, professores e funcionários, prestigiando o café de chaleira, bem campeiro, que servem neste local. Como nos outros anos o café estava muito saboroso e nossos alunos nos enchem de orgulho, pois como sempre, destacam-se no comportamento. Parabéns queridos alunos!!!!
TRABALHANDO COM MATERIAL DOURADO
ARTES COM O FOLCLORE E O SACI 

   Na semana do folclore os estudantes dos 3ºs anos das profªs Catarina e Rita , além do passeio ao XI Festival do Folclore, realizaram várias atividades, entre elas um estudo sobre o significado do mesmo, um álbum com os personegens das lendas folclóricas e a montagen do Saci.Texto De Profª Catarina
FESTA JUNINA- ZDC
APRESENTAÇÃO PARA AS MÃES
FAMÍLIA E IDENTIDADE
No primeiro trimestre, os alunos dos 3º Anos C e R juntamente com sua professora Catarina e Rita, trabalharam com o tema: Família e Identidade. No decorrer do trabalho foi realizado a Árvore Genealógica de cada um, estudo da origem do nome e a importância da família na vida deles.
 Para finalizar o estudo os alunos realizaram a exposição do “Baú de Recordações”, onde cada criança confeccionou seu baú colocando seus pertences e lembranças mais valiosas no decorrer de sua existência.
COMEMORAÇÃO AO DIA DO LIVRO
As turmas dos 3ºs Anos realizaram um estudo sobre Moteiro Lobato e suas principais criações, envolvendo-se em atividades variadas como: Biografia de Lobato e personagens, bem como confecção da personagem Emilia e Visconde Sabugosa.
MAQUETE DA SALA DE AULA -3ºANOS C e R
Os alunos dos 3º anos, das professoras Catarina e Rita, confeccionaram em duplas a maquete da sala de aula, explorando como foco principal o  grupo X espaço. Fizeram tudo com muita atenção nos detalhes e também muito capricho! Parabéns crianças e prôs!
LEITURA DE MAPAS
Estiveram na escola, os professores da SME (Secretaria Municipal de Educação), Márcia, Luciane e Rafael, atendendo a solicitação das professoras dos 4ºs anos, para uma explicação de como se faz leitura de mapas.
ATIVIDADES COM O LIVRO " O SANDUÍCHE DA MARICOTA" 
DE AVELINO GUEDES 1ºs Anos A e B Profªs Ana Claudia e Beatriz
A partir do livro, os alunos refletiram sobre alimentação saudável e realizaram uma sequencia didática, com atividades voltadas ao desenvolvimento e a conscientização da necessidade de mantermos uma alimentação adequada, que sirva de base para um bom desenvolvimento cognitivo, motor,...
Dentre as várias atividades realizadas, as que mais se destacaram foram, álbum, pintura, escrita da história, receita, preparo e degustação do sanduíche. 
Foram momentos de muita alegria, conhecimento e descontração, onde todos se divertiram e aprenderam a necessidade que nosso corpo tem em receber alimentação adequada.(PartesTexto elaborado pelas professoras das turmas)
video
ARTE AO AR LIVRE Os alunos dos 1ºs anos, professoras Ana Claudia e Beatris, tiveram um momento diferente para descontrair e criar, ao ar livre. Esta atividade faz parte do projeto realizado, pela turma, com o livro "O Sanduíche da Maricota".
RELEITURA DA OBRA DE TARSILA DO AMARAL-5ºANO
  CÉLULAS DO CORPO HUMANO
Os alunos do 5º ano, na disciplina de Ciências, estão estudando as células do corpo humano, sendo que, nosso corpo é formado por trilhões de células de vários tipos e com diferentes formatos. O funcionamento e desenvolvimento do conjunto de células, mantêm a vida dos seres vivos. Partindo desse estudo, os alunos confeccionaram vários tipos de células com massa de modelar.(Texto Profª Valderez) MULTIMÍDIA
LENDAS BRASILEIRAS
Etnias em Passo Fundo- 4º Ano C  e V
Os 4ºs Anos C e V para finalizarem os estudos sobre " A Contribuição das Etnias para a Formação Cultural de Passo Fundo", realizaram um trabalho pesquisando cada um sobre sua etnia de origem. A conclusão foi feita com a apresentação dos trabalhos e, com um grande lanche comunitário; onde cada aluno contribuiu com um prato típico, da etnia à que pertence, para saborear com colegas e professores.
____________________________________________________________________ Desingn de Móveis
 Os alunos das turmas 81 e 82 trabalhando com design de móveis, desenharam peças para compor ambientes domésticos e utilizando sabão em barras de várias cores, transformaram os desenhos em peças tridimensionais.
No trabalho desenvolvido foram usadas ferramentas, como faca e tesoura, para adquirir as formas desejadas.
As turmas gostaram da atividade, pois permitiu-os a utilização de um material diferente e de fácil manuseio, principalmente pelo belo efeito estético produzido. ( Texto da profª Reni Baldo)
_____________________________________________________________________________  Releitura da Obra: O quarto de Vicent Van Gogh em Artes
Os alunos das 6ªs Séries T-61 e 62 realizaram uma pesquisa sobre a vida e obras do artista expressionista Vicent Van Gogh e escolheream a obra " O Quarto de Van Gogh, para fazer releitura, realizaram de duas formas no suporte de papel e como maquete, com construções tridimensionais, utilizando diferentes materiais como: papelão, massa de modelar, isopor, tecido, papéis coloridos, tinta, argila, materiais recicláveis e outros, sempre observando as formas geométricas presente na referida obra.
Os trabalhos ficaram lindos, cada aluno montou sua maquete de um modo muito particular conforme sua leitura da obra estudada. (Texto de: Profª Reni Baldo)
_____________________________________________  Vulcão- 4º C e V
 Os 4ºs Anos  das professoras Catarina e Vianes moldaram vulcões, com o objetivo de colocar na prática os estudos que vinham desenvolvendo durante o trimestre, sobre o SOLO.  Os alunos empolgaram-se muito, principalmente com as erupções que realizavam.
 _____________________________________________  JORNADINHA - 2011 Os alunos da ZDC estão preparando-se para a Jornadinha-2011, através de atividades diversas, abaixo serão listadas, por turma: 1ºAno - A e B
Os alunos dos 1º anos realizaram um estudo da biografia do escritor  ZIRALDO. As professoras  Ana Claudia Colvero e Beatrz T Gomes, conversaram com os alunos sobre as obras do escritor, quais os alunos conhecem e também manusearam algumas de suas obras.
                As crianças realizaram atividades a partir do livro “Os Dez Amigos”, após ouviram a história narrada pela professora fizeram o desenho da história, o contorno das mãos, nomes convencionais e populares dos dedos, pensar e desenhar os amigos nos dedos das mãos com seus nomes. Em duplas, um colega conversa com o outro, usando os dedinhos.
 Trabalharam também,  com o versinho:
“Os dedos são engraçados
Pequeninos ou compridos
Cada um tem uma cara
E até um apelido
Mindinho, Seu Vizinho,
Pai de todos, Fura Bolo e
Mata Piolho.”
                 Outra obra que teve destaque foi o livro “Joelho Juvenal”, também do escritor Ziraldo. As crianças conheceram a história através da leitura da professora, realizaram o desenho com tinta guache e receberam o desenho de um  rosto do seu joelho, um fantoche que ganha vida ao conversar com os outros joelhos.( Texto de Profª. Aline dos Santos) _________________________________________________________ 2ºs Anos A e N
“O Bichinho da Maçã” do autor Ziraldo foi a obra escolhida para trabalhar com as crianças do 2º ano. A apresentação da história e da biografia do autor às crianças foi através de multimídia, pelas professoras, Aline dos Santos e Neuza A. B Rêgo
Após debates com as crianças sobre a história, cada criança recebeu uma maçã para saborear enquanto  lançamos a proposta de que cada criança levaria para a sua casa o “Bichinho da maçã”, confeccionado com feltro, pela nossa habilidosa secretária Mª Luiza Ritter, (um para cada turma). Junto com o bichinho, o livro e um caderno de registros. Cada criança lê a história com  a família e usando a sua imaginação, assim como o bichinho da maçã faz na história, inventa uma anedota (história) e registra no caderno para contar aos colegas.
No dia em que lançamos a atividade com o livro as crianças confeccionaram a casinha do Bichinho da Maçã, uma maçã de papel, o bichinho foi o dedinho de cada criança que recebeu um rostinho especial. (Texto das prôs das turmas)
video
_______________________________________________________________ 4º Ano - V
 
                 Os alunos do 4º ano, juntamente com a professora Vianes S G de Assis,  realizaram seu trabalho sobre a obra: “Menina Nina, duas razões para não chorar” do autor Ziraldo.
                A atividade desenvolvida foi um teatro sobre a história que narra a linda relação de uma avó com sua neta, os segredos, os ensinamentos, a cumplicidade entre elas e por fim a relação da perda da avó Vivi.
                Os alunos reuniram-se em finais de semana, para ensaiar o teatro, depois de terem  organizado os papeis de cada um em sala de aula, os materiais que usariam, e com a ajuda das famílias, montaram o teatro.( Texto de Profª Aline dos Santos)
________________________________________________________________ 4º Ano C
O  livro “Flicts”, do autor ZIRALDO, foi a obra escolhida pelos aluno de 4º ano C, com o auxilio de sua profª Catarina Bacega. As atividades foram organizadas da seguinte maneira:
1-      Leitura oral e apresentação do livro.
2-      Apresentação em vídeo.
3-      Questionamentos orais e escritos sobre o livro.
4-      Releitura através de desenhos. QUEM É FLICTS?
5-      Escrita de memória sobre o livro.
6-      Laboratório de Informática
A culminância das atividades deu-se através de uma apresentação teatral.
Segundo o aluno Pedro Polese, “o livro Flicts é bem legal porque fala sobre as cores; as cores do arco-íris e todo tipo  de cor. Ele também fala sobre as diferenças e eu aprendi muito com essa leitura.”
Outro escritor que ganhou destaque foi  MAURÍCIO DE SOUZA, os alunos conheceram  sua biografia, bem como, os personagens da Turma da Mônica. Leram e estudaram sobre historinhas em quadrinhos, tipos de balões, recursos gráficos e onomatopéias. Leram o livro: O Menino Quadradinho e finalizaram o estudo com a criação da sua história em quadrinhos com o tema “MEIO AMBIENTE”. ( Texto de Profª Aline dos Santos) ___________________________________________________________________
-->
TURMA: 5º ano V -Valderez Pomatti dos Santos
O presente trabalho tem por finalidade apresentar aos alunos do 5º ano da EMEF Zeferino Demétrio Costi, os diversos gêneros literários.
A turma escolheu Histórias em Quadrinhos, tendo como autor Maurício de Souza, o qual foi trabalhado sua biografia. Assistimos DVDs com seus personagens e realizada a leitura de diversos gibis.
Partindo disso, foi feita a releitura dos personagens escolhidos pelos alunos e livros de histórias em quadrinhos.
Um grupo de alunos trabalhou com os personagens da Turma da Mônica Jovem.
Os alunos demonstraram interesse durante os trabalhos, criatividade, inovando e revelando diferentes estilos e dando diversos enfoques nas histórias. Ouve preocupação com o conteúdo, a escrita, capricho e organização. (Texto da Profª Aline)
_______________________________________________________________  HOMENAGEM AOS PAIS DA ESCOLA ZDC
Durante a semana os alunos e professores desta escola trabalharam bastante para realizar a homenagem aos pais, confeccionaram cartões, lembrancinhas e números de apresentações. E finalmente chegou o dia e foi neste sábado dia 12de agosto, no pátio da escola, onde compareceram um grande número de pais para prestigiar o evento, tudo estava muito lindo. Parabéns à todos e principalmente os PAIS!!!!!
 _______________________________________________________________________________ PARABÉNS À TODOS OS PAIS!!!!
 Este cartão foi elaborado apartir do painel que a professora Reni Baldo fez em homenagem aos pais, com a participação de trabalhos de alunos da escola, parabenizando também o aniversário de nosso município, Passo Fundo.
____________________________________________________________________________ DINOSSAUROS - TURMA - 4ºANO -C Dentro da disciplina de Ciências no projeto "Descobrindo o Universo" os alunos do 4ºAno C da professora Catarina, realizaram uma pesquisa sobre os primórdios da Terra-Lagartos Terríveis- OS DINOSSAUROS. Envolvidos com o trabalho todos apresentaram para as demais turmas dos Anos Iniciais.
video _______________________________________________________________________ RELEITURA DE OBRA DE ROMERO BRITTO Turma: 4º Ano C - Professora Catarina
Romero Britto, nascido em Recife, Pernambuco, em 06 de outubro de 1963, desde jovem já demonstrava o talento pelas artes, pintando em sucatas, papelão e jornal. De origem simples e humilde, frequentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e aos 17 anos ingresou na Universidade Católica de Pernambuco, o curso de Direito.
Romero Britto é considerado um ícone da cultura pop moderna, sendo um dos mais premiados artistas de nosso tempo, tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por admiradores, de " arte da cura". Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Admirado pela comunidade internacional, Romero tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo, fazendo parte das mais expressivas coleções.
 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------- TRABALHO DE MAQUETE - TURMA 6º A A professora Reni de artes realizou, com a turma 6º ano A, o trabalho de maquetes sobre formas e sólidos geométricas. Origem das formas e onde as encontramos no nosso cotidiano.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------  FESTA JUNINA NA ESCOLA Realizou-se neste sábado, dia 09/07/2011, uma grande Festa Junina na escola, onde as crianças, os adolescentes, professores e pais, passaram momentos de descontração. Tendo como atração: casamento à caipira, quadrilhas, música e comidas típicas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------ RECONTADO FÁBULAS - 4º ANO V
 Os alunos do 4º ano-V, desenharam, confeccionaram uma TV de sucata e foram de turma em turma, de 1º ano ao 5º ano, recontando fábulas, que foram trabalhadas em grupos, em sala da aula, estiveram na sala dos professores para a apresentação também. Este trabalho é incentivado pela professora Vianes que é a professora da turma. Parabéns professora e alunos, pelo incentivo à leitura!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  HOMENAGENS ÀS MÃES -SÁBADO DIA 07/05/2011
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 PREPARAÇÃO PARA A HOMENAGENS ÀS MÃES
Esta semana os alunos, junto com suas professoras, estão preparando com muito carinho homenagem  e lembrancinhas às mães.
Todas as MÃES estão sendo convidadas pora se fazerem presentes neste sábado, às    8h e 30min e assim prestigiarem este lindo acontecimento.
O 3º Ano da professora Rita preparou este lindo coração.
TRABALHOS PARA O DIA DAS MÃES - T 81 e 82
Arte de linear- Trabalho com a utilização de suporte de madeira forrada com papel camurça, tachinhas e linhas, onde os alunos criaram desenhos entre tramas.Professora Reni.
VASO DE FLOR - T- 6ºA e T- 6ºB
 
Plantio de Mini Amor Perfeito e confecção de vaso usando garrafa pet, E.V.A, cola brilho, fitas e cartão com poema para a mamãe. Trabalho feito com as professoras Elaine de português e Reni de artes. CONFECÇÃO DE VASO E FLORES - T - 4º V
A turma do 4º ano V, confeccionou flores e vaso para suas mães, com muito carinho, juntamente com sua professora Vianes. Usando flores artificiais, bola de isopor, cola quente, palito, E.V.A e areia.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PASSEIO À 11ª EXPOSOL Mais um ano a escola ZDC proporciona aos alunos um passeio. Fomos à 11ª Feira Internacional de Pedras Preciosas, EXPOSOL 2011, em Soledade-RS,
Sendo conteúdo de ciências na 5ª série, no dia 05 de maio, nossos alunos juntamente com seus professores estiveram realizando um passeio de estudos, nesta feira, ficaram maravilhados com tanta beleza.
Lá tiveram a oportunidade de apreciar a beleza da natureza, a criatividade, a arte e fazer compras.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ESPORTE E LAZER- EVENTO: ALVORADA DA ALEGRIA - UPF JUSTIFICATIVA:
Proporcionar às crianças da escola uma manhã de recreação e lazer, assim como propiciar aos acadêmicos uma vivência da realidade fora do Campus, com a qual todos irão adquirir conhecimentos, através de uma experiência diferente das ensinadas em sala de aula.
Baseado na obra do Autor CUTRERA, Juan Carlos. Recreação. Florianópolis: CEITEC, 1990. 191P.
OBJETIVOS:
Geral:Oferecer momentos de recreação e lazer aos alunos do ensino fundamental, séries iniciais, oportunizando momentos de descontração e alegria.
Específicos:
Proporcionar atividades recreativas, oportunizando aos alunos a realização de atividades diferenciadas;
Reforçar nos alunos o espírito de equipe e a cooperação, solicitados nas brincadeiras e atividades recreativas;
Desenvolver a criatividades, através do lúdica e das atividades gímnicas;
oportunizar aos alunos graduados espaços práticos, no ato da realização das atividades recreativas com crianças.
METODOLOGIA:
A ação será realizada nas dependências da quadra de esportes. As atividades serão ministradas em forma de oficinas, onde serão atendidas duas turmas de cada vez, e serão oferecidas as seguintes atividades:
Brincadeiras com palhaços; sombras; circuito; mini-gol; mini-basquete; perna-de-pau; sopra balão; caneta-na-garrafa e pinturas-no-papel.
OBS. :Este projeto realizou-se em nossa escola no dia 13 de abril, os alunos de 1ºano ao 5ºano participaram e se divertiram muito. O grupo de acadêmicos aplicaram bem o projeto e as atividades foram de bom gosto. Parabéns acadêmicos da Educação Física da UPF.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  POEMAS SURREALISTAS T- 81 e 82   Profª.: Reni - Artes
Baseado no jogo- Cadáver Esquisito de André Breton, inventado na França em 1925, as oitavas séries criaram seus poemas surrealistas de forma coletiva, onde cada aluno escreve revelando seu inconsciente de forma criativa e imaginária. No Laboratório de Informática realizaram pesquisa para ampliar o conhecimento sobre o tema.
Estes são os poemas coletivos das turmas:
Turma 81- Poema sem noção
Amizade eterna?
Você é o encaixe perfeito do meu coração!
E venha o que vier.
Crer é muito monótono, a dúvida é apaixonante.
Eu te amo.
Te amo Neguinha! KKK
A merda Fede.
Eu escrevo com lápis.
Amizade para sempre.
Nunca derrame uma lágrima por alguém que não merece do seu sofrimento.
Laboratório.
Um minuto para o fim do mundo!
A vida é feita de escolhas!
O significado por trás da realidade aparente das coisas.
O simbolismo busca as relações entre o mundo subjetivo e dos sonhos.
Ipatinga na lama, hoje tá frio.
Hoje tá frio.
Muitas felicidades à todos os gremistas.
Turma 82 - Amar ou amor
Esqueça o passado, viva o presente e o futuro o tempo dirá.
Fácil dizer "Eu te amo", difícil é amar de verdade.
Amar é sentir teu perfume na brisa leva que sopra no meu rosto; é sentir na doçura da minha boca, tua boca, o gosto; é sentir na chuva que molha meu rosto, tua mão que me acaricia.
A idiotice é fundamental para a felicidade. Antes idiota do que infeliz.
Nem todas as palavras do mundo conseguirão expressar o que sinto por você; nem todos os segundos de inúmeras horas serão suficientes para estar ao seu lado. Amo você!!!
O amor não é feito de palavras, mas sim de atitudes.
Sorria para depois chorar.
Lágrimas no tempo não podem voltar, dores no passado sempre irão ficar, mas eu tenho certeza de uma coisa: eu nunca mais vou te amar.
Lembre-se de que as pessoas mudam por elas e não por você.
Não julgue. Você sabe meu nome e não a minha vida.
Amizade é para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração.
Aprenda a viver para depois aprender a amar.
Sou perfeito, alegre e forte, tenho amor e muita sorte.
Sou feliz e inteligente, vivo positivamente.
E tenho tudo o que peço.
Palavras não provam o amor, mas sim seus atos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------ TERRÁRIO - TURMA 5º ANO V   Profª Valderez Os alunos do 5º Ano-V confeccionaram um terrário com o objetivo de observar a importância do sol e a vida na Terra.
O Planeta Terra é uma grande fábrica que utiliza o Sol como fonte de energia.
Essa energia aquece o solo, o ar, a água e é utilizada pelas plantas e algas, gerando como produto organismos vivos.
Os alunos estão percebendo através da observação direta que a poluição está aquecendo mais o Planeta e poderá causar futuramente danos irreparáveis à Vida da Terra.( texto elaborado coletivamente pela turma).
------------------------------------------------------------------------------------------------------- AS TURMAS DOS ANOS INICIAIS FORAM VISITAR O RIO PASSO FUNDO.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organizção das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Neste dia também foi divulgado um importante documento: A Declaração Universal dos Direitos da Água.  Mas como devmos comemorar essa importante data? Não é só neste dia mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes no nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lago; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças e etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos,parentes e outras pessoas (texto retirado da Declaração Universal dos Direitos da Água). http://www.jardimdeflores.com.br/ECOLOGIA/A27direitosdaagua.htm As professoras dos anos inciais, no dia 22 de março levaram seus alunos até a ponte do Rio Passo Fundo, onde observaram o rio e ficaram preocupados com o estado que ele se encontra. O que mais chamou a atenção foi o esgoto e o lixo que estão sendo depositados no rio.   ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- DINÂMICA:" QUE TIPO DE REDE VOU AJUDAR A TECER EM 2011". T- 81 e 82
  As turmas 81 e 82, participaram de uma dinâmica com a professora de arte,que tinha como questionamento: "Que tipo de rede vou ajudar a tecer em 2011".
O Objetivo da dinâmica é proporcionar aos alunos um momento reflexivo em que eles pudessem planejar o ano de estudo, tendo uma convivência feliz com os colegas, amigos, professores e funcionários da escola.
A dinâmica tinha como objeto uma rede na qual os alunos colaram o desenho do contorno de suas mãos, onde haviam escrito seus objetivos e ações para 2011.
Houve uma boa participação e comprometimento das turmas, onde colocaram como objetivo principal aprender, aproveitando os novos conhecimentos também para fortalecer a amizade com os colegas, com quem convivem ha muitos anos, desde a pré-escola.
Muitos já demonstraram tristeza, por lembrar que ao final deste ano irão se separar e deverão buscar outras escolas, para continuar sua caminhada de estudante. É isso aí, mas até lá vamos fazer de 2011, um ano feliz e de boa aprendizagem.   Texto de Profª Reni
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário