Notícias

FORMAÇÃO CONTINUADA
O tema deste encontro foi A Indisciplina para início foi apresentado um texto abordando o assunto, de Isabel Parolin.Professores Formadores: a relação , entre a família, a escola e a aprendizagem. Curitiba: Positivo,2005,páginas 79 a 83. Mais tarde realizamos um seminário no grande grupo.
Durante os trabalhos fomos surpreendidos com a presença da Bibliotecária Ane, que trabalha no SESI. Ela entrou contando uma linda história sobre o PONTO, que por sinal encantou todos os presentes.




LIVRO DO MÊS: "HABITAN.TES DE CORPOS ESTRANHOS"
No dia 26 de março os alunos das turmas 8ºA, 8ºB, 81 e 82 estiveram presentes no encontro com a Beatriz Abuchaim, autora da obra "HABITANTES DE CORPOS ESTRANHOS". A mesma fez alguns esclarecimentos sobre a sua carreira de escritora, processo de criação e produção de suas obras literárias.
Os estudantes aproveitaram a oportunidade para interagir positivamente com a escritora, o que evidenciou o trabalho, anteriormente, em sala de aula.(Texto de profª Fátima)


PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
A resolução CME nº20/2012 (do Conselho Municipal da Educação): Define normas para a organização dos três Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Públicas. A Secretaria Municipal está realizando estudos e organização destas normas, juntamente com todos os professores da rede municipal que atuam nestes três Anos Inicais, garantido assim  maior qualidade neste novo processo. A escola ZDC também está fazendo parte destes encontros.

1º DIA DE ATIVIDADES NA ESCOLA
Hoje teve início as atividades com os alunos, muitos pais estiveram presentes para conhecer a professora.
Também foi realizado algumas atividades de  solcialização, no pátio da escola. Estas atividades foram em forma de circuito. A professora Angeli que organizou as brincadeiras, mas contou com a ajuda das demais professoras.





ESTAMOS REALIZANDO A SELEÇÃO PARA O CAMPEONATO SOKOBAN
Os alunos das 7ª e 8ª estão participando do campeonato municipal de Sokoban e estão achando difícil, mas bem desafiador. Estão sendo selecionados os três melhores de cada turma. O professor Claudio da disciplina de Filosofia é quem está dando o maior incentivo aos alunos.
A final na escola será dia 14/11/12

 APRESENTAÇÃO AOS PAIS
Os alunos juntamente com seus professores realizaram uma linda apresentação aos pais.
 

Montagens e Molduras para Fotos

 PROFESSORES EM ENCONTRO DE FORMAÇÃO

Projeto TRILHAS

Lançado em 2009, o Projeto Trilhas é voltado para a Educação Infantil e tem como objetivo principal desenvolver em crianças de 4 a 6 anos as competências e habilidades da leitura e da escrita.
A iniciativa, realizada em parceria com a Comunidade Educativa – CEDAC -, sob a supervisão de Ana Teberosky, especialista internacional em psicologia da aprendizagem da leitura e da escrita, atende escolas públicas municipais, para as quais são enviados materiais elaborados para apoiar o trabalho dos professores, no campo da leitura, escrita e oralidade. São eles:
  • Material com fundamentação teórica: com ele o professor conseguirá compreender melhor as atividades propostas.
  • Material de orientação para professores e diretores: traz dicas e propostas de atividades para serem realizadas junto às crianças em sala de aula.
  • Livros de literatura infantil: usados como referência para as atividades propostas. Estes livros passam a fazer parte do acervo da escola.
  • DVDs: destacam as premissas e concepções em que o Trilhas está estruturado e alguns títulos do acervo em formato digital, para apoiar o trabalho dos professores com as crianças.
O material foi desenvolvido levando em consideração a diversidade cultural brasileira, as condições socioeconômicas, tamanho e estrutura das redes de ensino, perfil dos professores e diferentes orientações pedagógicas e métodos de ensino. Tudo isso, para oferecer um material adaptado e próximo da realidade de todos.
Para o trabalho dos professores e para a potencialização do Projeto, o Programa distribui livros de literatura e materiais para as escolas e seus alunos participantes. Veja aqui os títulos.
FONTE: http://www.crerparaver.com.br/projeto-trilhas.php

Professores se reúnem no segundo encontro de Formação Continuada

fonte: assessoria de imprensa

data: 22/06/2012 02:06
     Aconteceu nesta manhã no auditório da escola Notre Dame Menino Jesus o segundo encontro do Programa de Formação Continuada (Re) Significando Saberes do ano de 2012. O programa  é uma ação da Prefeitura Municipal através da Coordenadoria de Educação da Secretaria de Educação (SME) e que tem como objetivo repensar o método de ensino buscando uma prática pedagógica inovadora.
    Este programa foi institucionalizado pelo governo Dipp e existe desde 2005. Neste ano, a temática norteadora do evento é a Avaliação.Sendo assim, professores da rede municipal de ensino, diretores de escolas infantis e alguns convidados da rede estadual podem discutir sobre o tema a fim de buscar um aperfeiçoamento na área.
    De acordo com a secretária de Educação, professora Vera Vieira, este ano o programa apresenta uma dinâmica diferenciada, sendo organizado em dois módulos distintos: serão 20 horas de  encontros presenciais, totalizando cinco encontros durante o ano todo, e 20 horas à distância, utilizando-se de ambientes virtuais de aprendizagem.
    A manhã de hoje marcou o segundo encontro presencial do programa em 2012, e trouxe a palestrante Adriana Giardin Splajt, Assessora Pedagógica da Editora Ática. À tarde o encontro segue com a formação de professores dos anos finais.
    Segundo a Coordenadora de Educação, Maria Salete Telles, o módulo à distância de Formação Continuada já está acontecendo. São ao todo 542 professores inscritos que postam comentários e textos online sobre os assuntos debatidos. A coordenadora ressalta que um aspecto muito interessante é que as postagens na internet estão acontecendo fora do horário de trabalho dos professores, mostrando que o evento vem sendo bem recebido por todos.
    Passo Fundo é o primeiro município do interior do estado a implantar um programa de Formação Continuada em ambientes virtuais. A educação, assim como a saúde e o desenvolvimento econômico são prioridades do governo Dipp/Cecconello.
Texto retirado da página http://www.pmpf.rs.gov.b
PROFESSORES EM FORMAÇÃO- SME 

-->
       A temática norteadora desta edição do evento é a Avaliação, e contou com a presença de Jussara Hoffmann, uma das maiores autoridades brasileiras no assunto. A autora tem hoje doze livros publicados sobre o tema além de inúmeros artigos em revistas, com o conjunto de suas obras superando a marca de 300 mil exemplares vendidos no país.     Na solenidade de abertura, a Secretária da Educação, Vera Vieira, deu as boas-vindas aos professores e agradeceu a presença de todos, salientando que uma das prioridades do governo Dipp/Ceconello é a formação continuada e é por isso que é possível trazer pessoas tão importantes.     A coordenadora da Educação, Maria Salete Telles, ressaltou que Passo Fundo possui uma rede municipal de ensino marcada pela criatividade e por isso é pioneira no país em diversos assuntos. Sobre o evento de 2012, salientou: “estou entusiasmada com as ideias propostas.”
Também estive presente no evento o professor Dr. da Universidade de Passo Fundo, Adriano Canabarro Teixeira
Texto retirado da página http://www.pmpf.rs.gov.br/pagina_interna.php?t=19&c=7115&p=1&a=1&pm= 
PÁSCOA!!!
LIVRO "EXTRAS TERRESTRES"
REUNIÃO COM OS PAIS Aos quatro dias de março de 2012, realizou-se na escola, uma reunião com os pais, para a apresentação dos professores, conhecimento do calendário para o decorrente ano e a metodologia de trabalho de cada professor. Também foi entregue uma ficha com orientações básicas para o bom funcionamento da escola.
1º DIA DE AULA, TUDO É NOVIDADE!
ESCOLA RECEBE MOBÍLIA NOVA!
No final do ano de 2011, a escola recebeu da SME (Secretaria Municipal de Educação), classes novas para os alunos e professores.
As salas ficaram muito coloridas e bonitas.
 
INÍCIO DO ANO LETIVO NA ZDC
No dia 24/02/12, os professores estiveram na escola, para a 1ª reunião do ano letivo.
__________________________________________________  EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS REALIZADOS EM 2011  Para finalizar as atividades de 2011, foi organizado uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos, no decorrer do ano letivo. Veja abaixo algumas fotos.
  CAMPEONATO INTERNO DE FROZEN BUBBLE NO ZDC A escola realizou um campeonato interno, de Frozen Bubble, aos alunos das  turmas que não puderam partcicipar do campeonato da UPF, pois estavam fora da faixa etária. O resultado encontra-se abaixo. Cada turma teve um vencedor e receberam medalhas.
 NESTA SEXTA- FEIRA DIA 02/12/2011  Todos os professores da rede municipal, estiveram reunidos, manhã e tarde no Igaí,  para participar, da Formação Continuada Como Indicador de Mudanças na Prática Pedagógica. Como palestrante  esteve  o Dr. em educação, Sr. Roberto R. Dias da Silva, da UFFS
 VIAGEM AO BETO CARRERO  
Hoje dia 28/11/11, os alunos das 8ªs séries, juntamente com alguns professores e pais, estão embarcando para uma viagem ao Beto Carrero. A comunidade escolar ZDC, deseja uma feliz viagem!  CONCURSO FROZEN-BUBBLE
Objetivo: Criar um espaço de observação da dinâmica dos jogos vivenciada pelas crianças da sociedade em rede. Público alvo: crianças entre de 8 a 12 anos Responsável: Magali Ziger (magali.ziger@gmail.com) Seletiva:
  • Realização de campeonatos internos nas escolas
    • Os campeonatos deverão acontecer nos sábados pela manhã nas escolas municipais de Passo Fundo;
    • Equipes da organização do evento ficarão responsáveis pela condução das seletivas nas escolas, sendo que um professor da instituição acompanhará o processo.
Jogo escolhido:Frozen Bubble Habilidade desenvolvidas pelo jogador:
  • Raciocínio lógico;
  • Pensamento estratégico;
  • Comparação visual de conjuntos;
  • Concentração.
 FESTA DA CRIANÇA!!!! Dia 19/10/11 Mais uma vez foi um sucesso a festa das crianças, organizada pela APP da escola, com direito à muitas brincadeiras e lanche.
_______________________________________________________________________  PARABÉNS PROFESSORES!!!!!
Os professores realizaram um encontro, no final da tarde de hoje, dia 14/10/11,para comemorar o dia do professor. Foi um encontro muito gostoso, a direção preparou uma mensagem que transmitiu realmente o que é ser professor, qual é o seu papel e todas as atribuições que lhe cabe, que não é só o de transmitir conhecimentos vai muito além disso. Também saboreamos uns adoráveis salgadinhos!
CINEMA NO BOURBON
Os alunos de 1º ao 5º ano tiveram uma manhã de cinema, fomos todos para o Bourbon, ter um momento de lazer, ainda comemorando a passagem do dia das crianças. A festa do dia das crianças, que seria no dia 08/10 , por motivo de chuva foi adiado para dia 19/10. Com certeza será mais uma das festas belas que são promovidas pela APP desta escola.
CAFÉ DE CHALEIRA NO CTG LALAU MIRANDA
Hoje dia 16/09/2011, os alunos juntamente com professoras, direção e funcionários tiveram o prazer de aceitar o convite, realizado por parte dos organizadores, para participar de um café de chaleira, também assistimos a dança do grupo LEÂO XIII. Estava tudo muito gostoso. Os alunos receberam por parte da direção um  PARABÉNS porque mais uma vez souberam fazer de um passeio um evento feliz e muito organizado.  ------------------------------------------------------------------------------  GRUPO DE DANÇA DA ESCOLA PROTÁSIO ALVES
 Ontem dia 12/09/2011, esteve em nossa escola dois grupos de danças tradidicionalista do Rio Grande do Sul, são alunos da escola estadual Protásio Alves. Fizeram uma bela apresentação!
______________________________________________________________________ TRÂNSITO " Trânsito seguro é o que desejam os alunos e professores da escola ZDC". No dia 18 de julho, esteve presente na escola Agentes de Trânsito para palestra aos alunos de 6º ano a 8ª série sobre " Educação no Trânsito". Dando ênfase ao trabalho os alunos participarão do concurso de frases: "Dê um Bom Conselho para um Trânsito mais Seguro".Texto Profª Aline
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------- FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Professores dos anos iniciais e finais da escola ZDC atentos à todos os assuntos que envolvem a educação, tiveram em sua formação com a psicóloga Rita Tassi sobre " Violência Infantil e Indisciplina." ------------------------------------------------------------------------------------------------------ SORTEIO DA TV SAIU   PARA  A escola recebeu uma TV para ser sorteada, na escola, e arrecadar fundos para realizar benfeitorias na mesma. Na apresentação para as mães foi realizado o sorteio e foi este o número 1324. Parabéns Gilberto!!!!!!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------  O BEBÊ DA PROFESSORA ANGELI NASCEU O José Antonio chegou no dia 02/05/2011 Parabéns professora Angeli, que este anjo venha lhe trazer muitas alegrias!!!!! Desejos de tuas colegas e funcionárias.  PROFESSORA ANGELI
Nossa querida professora e colega Angeli está aguardando a chegada de seu primeiro bebê, ela já se encontra em licença, mas neste sábado dia 19/03 realizou o chá de fraldas, funcionários e colegas foram convidados, estava muito lindo.
Nós professores, funcionários e alunos, estamos torcendo que vá tudo bem e que o bebê José Antonio venha com muita saúde e  traga muitas alegrias para sua mamãe.
_______________________________________________________________________________ PALESTRA AOS PROFESSORES DIA 17/03/2011.
"Entender como aprendemos e o porquê de muitas pessoas inteligentes e, até, geniais experimentarem dificuldades paralelas em seu caminho diferencial do aprendizado, é desafio que a Ciência vem deslindando paulatinamente, em130 anos de pesquisas. E com o avanço tecnológico de nossos dias, com destaque ao apoio da técnica de ressonância magnética funcional, as conquistas dos últimos dez anos têm trazido respostas significativas sobre o que é Dislexia".
Quer saber mais vá ao site:
O tema é bastante polêmico e a direção  da escola preocupada com a inquietação de seus professores, foi em busca de um profissional que entendesse e viesse à escola explanar o tema. Em um momento de formação foi  trabalhado o assunto pela professora e psicopedagoga Adriana Pizzutti.  ______________________________________________________________________________________________
 MANHÃ DE FORMAÇÃO COM OS PROFESSORES.
Na manhã de sábado do dia 12/03/11, os professores reuniram-se na escola para uma palestra-debate, com a professora Ivete Garcia, que no momento está na SME   (Secretaria Municipal de Educação).  Com o tema: Sequencia Didática.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

REUNIÃO COM PAIS E APP 
Dia 26/02/11 pela parte da manhã, realizou-se no ginásio do SESI, a 1ª reunião com  os pais. A diretora Jeanete deu as boas vindas, a vice-diretora Aline leu uma mensagem. A coordenadora Helena entregou à todos uma folha onde consta as orientações, da escola, para 2011.
A APP também participou, colocou seus objetivos para este ano e fez o convite aos demais pais que se façam presente para colaborar com a escola.
No final os professores foram apresentados, bem como seus componentes curriculares e suas turmas.

 ---------------------------------------------------------------------------------
 Dia 17/02/11, iniciou o  ano letivo da rede municipal de ensino.



Pela parte da manhã foram empossados 62 novos servidores. À tarde aconteceu a abertura oficial do ano letivo, que contou com a presença do Prefeito Municipal, Airton Lângaro Dipp, Secretária de Educação, Vera Maria Vieira, vereadores, secretários das escolas.  O professor e mestre em Psicologia da Universidade Regional integrada – URI, Felipe Biasus, palestrou sobre o tema “Refletindo sobre o eu, o fazer e a qualidade de vida”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário