Biografia do ZDC

BIOGRAFIA DE ZEFERINO DEMÉTRIO COSTI

Zeferino Demétrio Costi nasceu em Garibaldo-RS, em 22 de julho de 1094, segundo filho de Agostinho Costi e Adolorata Ecker Costi.
Iniciou seus estudos em Muçum, e deu continuidade no Colégio São José, em Lajeado; concluiu o Curso Comercial no Colégio La Salle, em Canoas.
Casou-se com Josefina Lanner, em primeiras Núpcias, e teve três filhos:Cladis Costi, Sidney C. Costi e Dulce C. Knoll. Posteriormente, casou-se com a professora Alice Sana Costi, com a qual teve as filhas: Miriam Raquel ( já falecida), Celi Maria Costi Ribeiro, Denise Maria C. Colossi e Marilice Costi.
Começou suas atividades profissionais com 19 anos, na cidade de Muçum. Em 1923 assumiu a gerência da Navegação Costi S/A. Em 1948 fundou a firma Z.D.Costi & Cia Ltda, em Passo Fundo, sendo, nesta cidade, pioneiro na industrialização de produtos suínos. No mesmo período deu início às atividades ligadas à agricultura e à pecuária, participando também de diversas outras empresas industriais da Capital do Planalto.
Foi eleito prefeito da cidade de Encantado em 1936. Na liderança desse Município agiu com justiça e tino administrativo, tendo sido reconduzido ao cargo, pelos interventores do Estado Novo, General Daltro Filho e general Cordeiro de Farias.
Foi um grande batalhador na prestação de serviços à comunidade. Quando participava da firma Costi S/A de Encantado, construiu o Grupo Escolar do Distrito da Barra do Jacaré. Em Passo Fundo conseguiu, junto ao Governador do Estado, Dr Ildo Meneghetti, o Ginásio Orientado para o Trabalho, Escola Estadual de Ensino Médio “Cecy Leite Costa.” Hoje ( 2010) “ Instituto Estadual Cecy Leite Costa”.
Ao lado de sua esposa, Alice Costi, deu a Passo Fundo condições para que a criança excepcional fosse promovida através da Escola da APAE. Fundou a sociedade Amigos do Bairro São Cristóvão; participou da construção do Centro Social da Igreja São Cristóvão e da Casa Paroquial (doação do terreno), Clube Industrial e Escola Jerônimo Coelho. Foi idealizador e membro do 1º Conselho de Desenvolvimento Municipal. Participou da equipe coordenadora Pró-Construção da Catedral Nossa Senhora Aparecida, pertenceu ao Centro das Indústrias e à Associação Comercial e fez parte da Direção do Esporte Clube 14 de Julho.
Por seu Idealismo, seu espírito empreendedor e empresarial e sua dedicação às causas comunitárias, recebeu os títulos de CIDADÃO PASSOFUNDENSE e MÉRITO INDUSTRIAL DO RIO GRANDE DO SUL DA FIERGS.
Seu nome foi escolhido para designar, junto ao SESI de Passo Fundo, a escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Demétrio Costi. Faleceu em Passo Fundo, em 21 de abril de 1987, aos 83 anos.
Do livro “ Vultos da História de Passo Fundo- 2ªEd”
Welci Nascimento
Santina Dal Paz