Postagens Antigas



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



A turma 71 nas aulas de arte
Após realizar uma pesquisa sobre o movimento artístico Barroco brasileiro, a turma 71 construiu esculturas em argila onde cada aluno pode expressar sua habilidade em trabalhar o barro, dando forma a uma escultura de acordo com seu interesse. Assim surgiram desde sinhazinhas do séc. XVIII, além de imagens pré-colombianas até a cultura atual do hip-hop, com esculturas mostrando a rapaziada do skate e da cultura urbana do século XXI.( Texto da professora Reni -------------------------------------------------------------------------------------------------



Esta mensagem se encontra na sala dos professores, achei muito reflexiva, e pensei em divulgá-la mais.---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Os alunos da turma 51 apresentaram a música "Nesta Rua Tem Um Bosque", em forma de teatro, dança e canto. Participaram da atividade com entusiasmo e alegria. Atividade realizada em Ed.Artística com a professora Reni.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






NOSSA CULTURA GAÚCHA GANHOU DESTAQUE ESTA SEMANA EM ATIVIDADES QUE MOSTRAM O ORGULHO DE SER GAÚCHO POR PARTE DOS ALUNOS E PROFESSORES.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Nossa escola já recebeu o laboratório de informática, aos poucos os professores e alunos estão trabalhando. A diretora Jeanete possibilitou um momento para que a coordenadora da parte de informática da SME, professora Marinez Siveris, nos informasse como se trabalha, pois trata-se de um novo sistema, o qual está sendo implantado nas escolas este ano.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Na disciplina de Língua Portuguesa, o professor Carlos, pediu que os alunos da turma 72 ,dissertassem sobre "O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA". A aluna Bianca Buzatto escreveu o seguinte:

O desmatamento na Amazônia
O desmatamento na Amazônia é algo que já se tornou comum ouvir nas televisões, por essa floresta ser a maior floresta tropical do planeta, por ser rica em vegetais e animais. Mas não podemos deixar que essa floresta seja destruída.

A Floresta Amazônica estende-se por uma área de 6,4 milhões de quilômetros quadrados na América do Sul, a Amazônia possui uma grande variedade de ecossistemas, dentre os quais se destacam: matas de terra firme, florestas inundadas, várzeas, igapós, campos abertos e cerrados. E também abriga uma infinidade de espécies vegetais e animais; 1,5 milhões de espécies vegetais catalogadas; três mil espécies de peixes; 950 tipos de pássaros; e ainda insetos, répteis, anfíbios e mamíferos, a destruição de florestas tropicais, além de reduzir a biodiversidade do planeta, causa erosão dos solos, degrada áreas de bacias hidrográficas, libera gás carbônico para a atmosfera, causa desequilíbrio social e ambiental.
Ainda existem as queimadas que destrói a floresta, essas queimadas muitas vezes são geradas por fazendeiros que querem mais terra. A floresta já perdeu quase 20% do seu tamanho original, 700 mil quilômetros quadrados foram derrubados. O desmatamento provoca consequências catastróficas, além de ajudar para o aquecimento global.
Por tanto, precisamos resolver em curto prazo os problemas relacionados com o clima, e o desmatamento para que possamos ter para sempre não apenas essa floresta, e sim todas pelas quais precisamos para termos um ar mais limpo e saudável.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





No dia 20/07/2010, a turma 62, conclui o trabalho sobre a Cultura Afro-brasileira, fazendo uma escultura utilizando argila e tinta gouache, caracterizando estampas africanas. Foi un trabalho bem legal, onde todos tiveram que mostrar sua habilidade em esculpir a argila criando personagens com história sebre o dia a dia dos afro-brasileiros. Este trabalho também foi realizado na turma 61.
Texto de: Profª Reni
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





A partir de um projeto de ARTES sobre a Arquitetura Típica dos países partcipantes da copa, que foi trabalhado com os alunos da T- 81, as alunas: Andressa, Caroline, Larissa e Luciana, elaboraram este texto.
Pesquisamos, observamos e concluímos que: NÃO... realmente NÃO somos o ÚNICO País, a ter sua cultura, seus costumes, SUA HISTÓRIA, sua ARQUITETURA, há vários países, estudados, que estavam na copa, viveram o mesmo sofrimento, a mesma GARRA de tentar ser livre, independente! São trabalhos lindos, que uniram a escola para um estudo diferente, uma maneira divertida de aprender, um projeto realizado, e agora mostrado para quem quiser ver, provando à todos que para estudar, ser feliz, não precisa de coisas grandes, caras, mas são pequenas coisas, gestos, que fazem o ser humano conquistar a felicidade, como diz a pro Elci, A PAZ INTERIOR!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------





A APP mais uma vez vem trabalhando para arrecadar fundos e contribuir com as benfeitorias da nossa escola. Esta associação está sempre disposta para contribir,trabalhando junto com a direção, professores e alunos. Em junho realizou vendas de cachorro-quente, foi um sucesso! Toda a comunidade contribuiu e não se arrependeu, pois estava muito gostoso!
Parabéns à Presidente da APP Srª Eliete T. Moreschi e seus colaboradores!!!!!!!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 


SINOPSE
'De carona, com nitro' é um história de ficção. A história narrada por Luís Dill traz personagens simples, jovens que frequentam a escola, divertem-se em festas, navegam na internet e fazem planos; pais que esperam a volta dos filhos, desejando-lhes o melhor e mais longo dos futuros. É a história de várias vidas que se entrelaçam numa trama que as levará até a tragédia - mortes anunciadas ao longo do texto. Este livro tem como objetivo alertar o leitor. Não pretende julgar ou pregar moral. Quer provocar a reflexão, levando cada leitor - o jovem que sai para a balada e o pai que espera seu retorno - a pensar sobre alguns assuntos que por vezes negam.
O professor Carlos, de Lingua Portuguesa, está trabalhando
com suas turmas. a leitura deste livro e outras atividades.
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





















Durante a aula de Ensino Religioso com a professora Elci Tassi foi trabalhado o poema : POEMA DA PAZ de Madre Teresa de Calcutá. Na outra semana a aluna Kétlin da turma 71 trouxe o poema que havia criado partindo de alguns ítens do poema trabalhado, porém este falando de Amor. Achei interessante e pedi para postar neste Blog, pois acho importante valorizar a iniciativa e a criatividade do aluno(a) e também devemos compartilhar com a comunidade escolar estas preciosidades.
PARABÉNS KÉTLIN RODRIGUES!!!!!!!

O POEMA DA PAZ

O dia mais belo? Hoje.
A coisa mais fácil? Equivocar-se.
O obstáculo maior? O medo.
O erro maior? Abandonar-se.
A raiz de todos os males? O egoísmo.
A distração mais bela? O trabalho.
A pior derrota? O desalento.
Os melhores professores? As crianças.
A primeira necessidade? Comunicar-se.
O que mais faz feliz? Ser útil aos demais.
O mistério maior? A morte.
O pior defeito? O mau humor.
A coisa mais perigosa? A mentira.
O sentimento pior? O rancor.
O presente mais belo? O perdão.
O mais imprescindível? O lar.
A estrada mais rápida? O caminho correto.
A sensação mais grata? A paz interior.
O resguardo mais eficaz? O sorriso.
O melhor remédio? O otimismo.
A maior satisfação? O dever cumprido.
A força mais potente do mundo? A fé.
As pessoas mais necessitadas? Os pais.
A coisa mais bela de todas? O amor.

Madre Teresa de Calcutá
(1910-1997)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



A jornalista Ana Paula Nonnenmacher, procurou nossa escola para divulgar seu trabalho, o qual resultou em um livro. Antes esteve na SME (Secretaria Municipal de Educação), pedindo licença para realizar seu trabalho e vendendo seu livro, que foi enviado às escolas para ser trabalhado com nossos jovens, pois este tema já é um caso crônico e está preocupando a sociedade em geral.
Parte do Prefácio do livro:
"Meninos do Crack traz histórias que se confundem com depoimentos, desabafos. Todas verídicas e escritas em primeira pessoa, dando voz a personagens marginalizados pelo preconceito. Fortes, envolventes, surpreendentes e, quase em sua maioria, tristes, as histórias compiladas em Meninos do Crack levam ao leitor a uma reflexão profunda sobre o sistema e, principalmente, sobre o desenvolvimento humano. Em Meninos do Crack, somos convidados a conhecer os danos da dependência química, causada pelo crack, da maneira mais crua e realista possível, Meninos do Crack é um verdadeiro soco no estômago". Fernanda da Costa, jornalista.
Alguns professores realizaram a leitura , após fizeram um trabalho com as histórias de 5ª à 8ª, a Ana autora do livro, está fazendo palestras para todas as turmas e é gratuito. Este trabalho está repercurtido muito bem entre os alunos e ficando bem claro o destruição que esta droga faz.......

-------------------------------------------------------------------------------------------------------



Visita do fabuloso na escola com alunos dos anos iniciais da professora Maristela do 5º ano. Este dia é muito especial, os alunos esperam anciosos por este momento de leitura diferente, onde podemos sonhar, viajar nos contos e histórias.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
A professora Neusa do 2º Ano, realizou com sua turma um Concurso de Leitores, esta atividade está despertando mais interesse pela leitura, fazendo com que os alunos procurem mais livrinhos de historinhas e outros.
Crianças continuem a lerem, pois a leitura nos faz sonhar, aumenta nosso conhecimento, enrriquece nosso vocabulário e é muito divertido!!
Professora Neusa, você está no caminho certo, pois está formando novos leitores. PARABÉNS!!!!

------------------------------------------------------------------------------------------------------




No conteúdo de separação de misturas, um grupo de alunos da 8ª série realizaram o experimento de destilação simples do vinho.


 --------------------------------------------------------------------------------------------
A professora de Artes Reni, realizou com a turma da 7ª um trabalho muito lindo, pintura em tela. Os alunos aproveitaram e fizeram o presente das mães com esta arte. A criatividade e abeleza dos trabalhos encantou à todos. Os quadros voltarão para a escola no final do ano para a exposição de trabalhos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Para as mães, uma poesia muito linda!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nossa escola teve o prazer e receber o Sgtº Evandro Carlos e comandante da PATRIN ( Patrulha da Infancia e Juventude da Brigada Militar, Sgtº Assis e a Soldado Andreia, para trazer informações e conhecimentos sobre as drogas lícitas (álcool, cigarro, remédios...). Sendo que estas são a porta de entrada para as demais drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack...).
Também foram esclarecidas dúvidas dos estudantes sobre o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), atos infracionais e cidadania.
Neste dia a palestra foi direcionada para os alunos das 7ªs séries mas segundo Sgtº Evandro voltarão em breve para trazer informações para a 8ª série.
Este trabalho esclarece e informa tanto os alunos como nós os professores.
Obrigada à esta equipe que está trabalhando em prol dos nossos jovens!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Os alunos da 8ª série, pesquisando sobre o Teatro Grego e o uso de máscras para mostrar a comédia e a tragédia, confeccionaram com atadura gessada máscaras com uma leitura contemporânea. Foi um trabalho envolvente e que apresentou um ótimo resultado.
Texto escrito pela professora Reni Baldo.
A professora Reni é ótima no que faz e os alunos correspondem muito bem!!!
PARABÉNS PROFESSORA E ALUNOS!
-----------------------------------------------------------------------------------------------


Após o passeio de estudo em Não-Me-Toque na Expodireto no dia 18 de março, os alunos das turmas 61, 62, 71 e 72, em Educação Artística, confeccionaram uma obra de arte utilizando grãos de cereais, os trabalhos ficaram belíssimos, mostrando criatividade e capricho. Parabéns aos alunos!!

Texto escrito pela professora Reni Baldo.
------------------------------------------------------------------------------------------------




O trabalho foi realizado com as turmas de 1ºs aos 5ºs anos, baseado no livro: "QUEM ESTÁ NA MINHA ÁRVORE?", que conta a história de vários animais, cada um com seu modo de ser, seus hábitos e suas diferenças, estes convivem em paz, harmonia e felizes.

Após contar a história, conversamos sobre as "Árvores de nossas vidas", família, escola, trabalho, grupo de amigos e como temos possibilidades de conviver todos juntos, respeitando o "galho" de cada um, ou melhor, as diferenças e individualidades.

Finalizamos construindo a árvore de cada turma. Este trabalho fez parte do "Projeto Ler", que contempla a Parte Diversificada dos Anos Iniciais.

Texto escrito por: Professora Angeli, que trabalha neste projeto.

Parabéns professora este trabalho foi uma beleza, houve muito envolvimento das crianças juntamnete com a professora e o resultado foi maravilhoso!
-----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nossa escola foi uma das 12 escolas municipais que foram convidadas para participar do projeto Concurso Oratória- JCI, seis alunos de 7ª e 8ª séries, fizeram parte do projeto: com o tema: OBJETIVOS DO MILÊNIO- QUAL O MEU PAPEL?

A etapa da seleção de nossos alunos foi realizada no Plenario da Câmara Municipal de Passo Fundo no dia 13/05/2010.

A escola presenteou a vencedora do concurso interno a aluna ANA CLAUDIA C. DE SOUZA BORGES, com uma passagem ao Beto Carrero, que será no final do ano.

A aluna concorreu com as demais escolas dia 28/05/2010, mas não foi desta vez que venceu, mas ela estava muito bem preparada, com certeza foi uma ótima experiência e despertou interesse nos demais alunos que não se arriscaram desta vez, no próximo teremos muitos concorrentes

PARABÉNS ANA , PELA CAPACIDADE, INTELIGÊNCIA E OUSADIA!!!!!

Enquanto esperávamos o resultado interno do concurso, tivemos uma bela apresentação dos alunos Guilherme da 5ª e Marcos Vinícius da 8ª, que nos divertiram com algumas músicas.VOCÊS SÃO ÓTIMOS MENINOS!!!!!!







----------------------------------------------------------------------------



No dia 1º de abril, nas dependências da escola ZDC, aconteceu o sorteio da "Cesta de Páscoa", no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), promoção da Associação de Pais e Professores(APP) de nossa escola.
Com o objetivo de arrecadar fundos para completar o valor da construção da cobertura que será feita do portão da entrada dos alunos até o final do bloco da direção.

"A participação dos alunos, pais e professores na venda desta rifa, foi primordial, pois sem a boa vontade, e colaboraçãos seria impossível arrecadarmos o valor que falatava para cobrir (telhas) a estrutura (27 metros comprimento) de ferro da entrada da escola". Eliete Moreschi- Presidente da APP do ZDC.

"Agradecemos, à todos que de alguma maneira colaboraram com esta promoção da APP, seja vendendo a rifa ou comprando um número. Para nós, o valor arrecadado mesmo que não tenha tido uma participação maior de todos, foi o suficiente para terminar de pagar esta obra, muito esperada pela comunidade escolar, que trará com certeza muitos benefícios à todos". Profª.Lucelene Segat da Costa - Tesoureira da APP.

O número sorteado foi 1848, saiu para o Sr.Luciano R. Cavalheiro, vendido pelo aluno Kevin do 4ºAno Turno da manhã.
Também foi premiado o aluno Vinícius Polese Sagiorato da turma 71, com um ovo de Páscoa Grande, ele vendeu 100 números. Parabéns aluno vencedor!!

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Promoção: Rifa "Cesta de Páscoa"
Valor do nº R$ 1,00 ( um real)
Nºs de rifa vendidos: 1589
Valor arrecadado: R$ 1.589,00 ( Um mil, quinhentos e oitenta e nove reais)
Débitos:
- Cesta de Páscoa -------- R$ 200,00
- Gráfica -------------------R$ 80,00
- Ovo 1º lugar de vendas-R$ 39,00
Valor líquido------------------------- R$1.270,00


----------------------------------------------------------------------

As origens do termo
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



 
 
















As corujas são o símbolo da filosofia e da pedagogia devido à inteligência, argúcia, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potente das corujas. A coruja tem visão 180% superior ao do homem.
Ela enxerga tudo ao seu redor apesar de ser daltônica (não vê a cor vermelha) e pode mexer completamente a cabeça (gira-a para todos os lados, pois tem os olhos completamente separados).
É muito difícil enganá-la, ela percebe "segundas intenções".
Caça somente para saciar a fome.
Ela também é muito ligada a sua família, não abandona os filhotes em hipótese alguma.
A coruja da filosofia é a Coruja de Minerva. Minerva é uma deusa romana. Seu equivalente grego é Athena.
Após pesquisa sobre o símbolo da Filosofia, os alunos com muita criatividade fizeram suas corujas.
Turmas - 51 e 52 – FILOSOFIA
Professora: Elci Tassi


---------------------------------------------------------------------------
 
Solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores
03/03/2010 por Assessoria de Imprensa JCI Passo Fundo

A JCI Passo Fundo lançou oficialmente hoje, dia 03/03, o Projeto Oratória nas Escolas 2010. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, e contou com a presença de autoridades do poder público municipal, as escolas envolvidas no projeto, imprensa e, claro, membros da JCI Passo Fundo.

O projeto consiste no estímulo a prática de falar em público, para jovens estudantes do ensino fundamental, para desenvolver habilidades como a comunicação, a extroversão e o poder de persuasão. Também, será possível estimular o estudo e reflexão sobre o tema deste ano: "Objetivos do Milênio: Qual o meu Papel?". Acredita-se que com esta iniciativa, jovens estudantes poderão formar uma consciência crítica em relação a estes temas.

Na etapa municipal, o projeto terá duração de março a maio de 2010. A grande final do concurso ocorrerá dia 28/05, às 13:30, na Câmara de Vereadores. O vencedor data etapa municipal irá disputar a etapa regional, este ano em Não-Me-Toque, em data ainda a ser definida.

Conheça mais sobre o projeto, acesse aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa JCI Passo Fundo

Nossa escola foi uma das 12 escolas municipais que foram convidadas para este projeto, nossos 15 alunos de 7ª e 8ª séries, convidados para participarem, estão muito envolvidos e já estão em estudos e pesquisando os oito ítens que fazem parte do tema da oratória: OBJETIVOS DO MILÊNIO- QUAL O MEU PAPEL?
As etapas das seleções de nossos alunos serão realizadas na escola e a final da será no Plenario da Câmara Municipal de Passo Fundo no dia 21/05/2010.
A escola vai oferecer ao vencedor interno uma passagem ao Beto Carrero.
Vamos em frente, estudantes, acreditamos em vocês!!!
----------------------------------------------------------------------
Comforme o ofício nº 01/2010. A presidente da APP srª Eliete T. Moreschi está convocando Pais e ou Responsáveis de alunos deste estabelecimento de ensino para a Assembléia Geral Ordinária. Dia: 15/03/2010 Horário: 19h Local: Escola ZDC Pauta da Reunião: *Prestação de Contas APP - 2009 *Metas de 2010 *Alteração Estatutária  
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Neste sábado dia 13/03/10 às 8h, relizou-se uma reunião com a comunidade escolar. Foram abordados entre outros os seguintes assuntos: a apresentação do quadro de professores, Calendário Escolar que foi aprovado, viagem de estudos para Não-Me-Toque na Expodireto, com os professores e alunos de 5ª à 8ª série, que será realizado dia 18/03/10 quinta-feira, com saída 12h e 30min da frente da escola e com retorno previsto entre 17h e 17h e 30min.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Os alunos de 1º ao 5º ano escolheram cada um uma história infantil, em que deveriam fazer a leitura das imagens e com isso imaginar como o texto estaria escrito, conforme o que estavam vendo.
Após isto, unificando o Projeto Jornal em Sala de Aula e o Projeto Ler, todos deviam montar o nome do seu livro e o seu nome com letras recortadas do jornal, o resultado final ficou lindo.
Texto: Profª Angeli - Séries Iniciais
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Mulher... Tens sete sentidos Sete chaves de poder. Mulher... Mística flor, pétala serena Seiva suave de uma árvore suprema Indecifrável Mulher... Força felina e manhosa Mulher frágil e poderosa Sobretudo Mulher... Um sopro de vida no mundo Alma do sonho e da dor És assim quase perfeita Perfeita dádiva do Criador... Imagem: (Meramente ilustrativa) Autor: (Desconhecido) Sobre a mulher " Homem, cuida-te muito em não fazer chorar uma mulher, pois Deus conta as lágrimas. A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisoteada, nem da cabeça para ser superior mas, sim, do lado para ser igual.... debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada". Autor: (Taumude hebraíco)  
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
VOLTA ÀS AULAS-O primeiro dia de aula
Para muitos alunos, o primeiro dia de aula na rede municipal foi momento de reencontrar os coleguinhas, brincar e aprender. Para eles se sentirem mais a vontade, as escolas usaram a criatividade para receber os estudantes

Balões coloridos, faixas e cartazes com mensagens de boas vindas marcaram a recepção dos alunos em algumas escolas municipais. Já os alunos dos primeiros anos estavam ansiosos para estrear os materiais escolares novos, como lápis de cor, mochila e cadernos de desenhos. O prazer em reencontrar os colegas também fez parte deste dia.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Demétrio Costi que possui cerca de 400 alunos, o primeiro dia foi quase uma festa. A escola estava decorada com balões e cartazes. Segundo a diretora da escola, Jeanete Basso a preocupação foi em deixar a escola alegre. “Os alunos, professores e direção estavam bastante ansiosos. Fizemos todo um trabalho para receber os estudantes. As crianças representam a alegria da escola. Tentamos organizar da melhor forma possível fazendo com que elas se sentissem bem a vontade”, contou a diretora.

Jeanete contou que enquanto os alunos estavam de férias, os funcionários da escola e alguns pais voluntários trabalharam para recebê-los. “Temos uma comunidade fantástica. Durante os meses de janeiro e fevereiro, os pais colaboraram para serviços de manutenção na escola. Não trabalhamos sozinhos. Sempre que solicitamos, eles estão presentes”, comentou Jeanete.

Para 2010, a escola está com projetos encaminhados. “Esperamos tranqüilidade para este ano. Há a expectativa para a implantação de alguns projetos como o laboratório de informática, a inclusão social escolar e a sala de recursos”, falou a diretora.

A professora do 2º ano do ensino fundamental da escola, Neuza Brazaca estava bastante prestativa no primeiro dia para dar conta dos 25 alunos. “É uma emoção. A cada ano é uma sensação nova. Cria-se uma expectativa em conhecer os alunos. No primeiro dia eles já queriam escrever e ler. Percebemos a ansiedade deles em querer aprender”, disse a professora.

Uma das alunas, Camila Lengert, de 7 anos resolveu retratar no papel, o primeiro dia de aula. Desenhou um dia ensolarado e com cores alegres. “Gosto muito de pintar, mas o que eu mais gosto é de brincar com os amiguinhos”, contou Camila.

Para Pedro Henrique Albereci Gomes, também de 7 anos estava empolgado na primeira aula do ano. “O primeiro dia de aula é muito legal. Estou desenhando o Mickey. O mais legal da aula é pintar”, disse o aluno.
Fonte: Jornal Diário da Manhã-Passo Fundo- Terça-feira, 23 de fevereiro de 2010